Chantilly - Uso e Dicas



Esse post é para as pessoas que desejam aprender um pouco sobre essa cobertura muito utilizada na confeitaria.

Quem nunca usou Chantilly para fazer algum doce, decorar aquele bolo, principalmente o do tema Frozen, as famosas tranças da personagem Elsa do desenho, é feito com Chantilly, e pra quem ainda não sabe geralmente feita com o bico de confeitar 1M da Wilton, fiz um curso recentemente aprendendo a técnica, esse tema é uma febre! Ou simplesmente fazer as famosas rosas com o mesmo bico! Enfim, qualquer bolo ou doce geralmente se usa Chantilly, hoje vamos aprender algumas dicas e a famosa receita de Chantininho, que é muito boa, deixando um gostinho especial no seu Chantilly! 
Vamos lá!

Como bater o Chantilly?
Primeiramente escolha seu Chantilly. Há várias marcas no mercado, muitas pessoas utilizam o chantilly Amélia, não tenho nada contra, mas não é um dos meus preferidos, é difícil ganhar consistência e derrete fácil fora da geladeira.


Algumas marcas que ainda não testei, mas acredito ser muito boas, pois faço parte de grupos relacionados à confeitaria e muitas confeiteiras indicam, são o chantilly da marca Norcau, Hulalá e Chantypark.



Para qualquer doce eu uso o Chantilly de caixa da marca Chantycolor, ele vem em caixa de 1 litro, encontrado em lojas de artigos e doces e em mercados. Depois que descobri este chantilly só uso ele, para tudo mesmo, bolo, cupcakes, doces... Ele é ótimo, sabor muito bom e consistente e o único que confio para deixar, por exemplo, um bolo exposto fora da geladeira! E importante também, não é gorduroso, muito fácil lavar a louça depois de utilizá-lo. Depois de aberto, ele tem duração de uns 15 dias, mas precisa embalar bem, eu costumo fechar a abertura e embalo todo no filme PVC, deixando a embalagem no fundo da geladeira.


Antes de bater o creme para Chantilly ele deve estar bem gelado, geralmente todas as marcas recomendam 12 horas de refrigeração antes de bater, eu começo a bater na velocidade mínima da batedeira até mesmo para não espirrar por tudo, e aumento até a velocidade máxima, importante não bater muito, pois o chantilly pode ficar muito duro e poroso.
Dica: Testado com o Chantycolor, se o chantilly desandou você por descuido bateu muito e ele agora esta poroso, é só colocar leite bem gelado (bem gelado mesmo), a quantidade não tem ao certo, coloque aos pouquinhos e vai batendo o chantilly, até ele voltar a consistência que deseja. Dá super certo!

Colorindo o Chantilly
Sempre utilize corantes em gel para colorir o chantilly, corante em pó geralmente fica com pontinhos de corante, ele não se dissolve totalmente, e o líquido pode desandar o chantilly, deixando ele mole, então o mais recomendado é o corante em gel, eu costumo usar o da marca Mix, que se encontra na maioria das lojas e com preço acessível, porém tem várias marcas, que fica a critério de cada um, coloque sempre em pequenas quantidades, até obter a cor desejada, mas tome cuidado, corante demais pode amargar seu chantilly, lembre-se que cores escuras, principalmente a cor vermelha e o preto são cores que chamamos de "cores de espera", o chantilly deve ser colorido e levado à geladeira, vai perceber que passado algumas horas a cor vai chegando a tonalidade, e uma dica, para colorir o chantilly de vermelho use primeiro a cor laranja e depois o vermelho, e o preto, coloque a cor marrom e depois o preto, pode até usar chantilly de chocolate e depois colorir com o corante preto, por isso não se desespere e não coloque o tubo todo de corante! 

Rachaduras no Chantilly?
Ás vezes decoramos um bolo e colocamos na geladeira, e quando nos damos conta o chantilly colocado na cobertura esta começando a rachar, geralmente isso acontece de um dia para o outro, isso acontece porque o chantilly vai ressecando com a temperatura da geladeira, nesses casos não se pode bater muito o chantilly, tente deixar ele mais mole do que de costume, porém particularmente nunca decoro um bolo feito com chantilly de um dia para o outro, eu faço o bolo, uso a técnica de prensagem e deixo na geladeira, e no dia da entrega decoro algumas horas antes...até porque se o chantilly for colorido de um dia para o outro pode começar a manchar, por exemplo vermelho com branco, o vermelho pode manchar a cor branca. Então eu me programo e prefiro fazer a decoração no dia, é uma garantia de que o bolo vai estar perfeito.

Posso congelar o Chantilly?
O chantilly pode ser congelado, mas sempre já batido! Armazene em um pote bem lacrado e leve para o freezer ou congelador. Para descongelar leve o pote à geladeira, nunca coloque em temperatura ambiente.

Vamos para a receita de Chantininho.

Chantininho

Ingredientes
500ml de chantilly
½ lata de leite condensado
1 xícara de chá de Leite Ninho

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata até textura de chantilly.
Dica: Se desejar fazer mousse, acrescentar 1 sachê de gelatina incolor (10g) dissolvida e hidratada, colocando em fio no canto da batedeira ligada.


Alguma dúvida? Comentem! Responderei todas as dúvidas.

Comentários

  1. Depois do chantilly já batido e congelado, tem como eu colocar chocolate nele depois de descongelar para fazer o chantilly de chocolate?

    ResponderExcluir
  2. Como reutilizar o chantilly batido e congelado pra ficar na mesma consistencia.

    ResponderExcluir
  3. Meu chantilly não fica no ponto certo para trabalhar com os bicos de decoração o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. Olá, bom dia eu esqueci meu chantilly no congelador ainda da pra bater é usar ou já tá perdido ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou com essa dúvida

      Excluir
    2. Olá. Tudo bem? bom, isto já aconteceu comigo, dá para bater sim, porém é necessário o descongelamento, para isto retire do congelador e coloque direto à geladeira. Após o total descongelamento, pode bater conforme instruções da embalagem. Espero ter ajudado. Bjs.

      Excluir
  5. No cantinho o chantilly tem que estar pronto ou só misturar com o preparo ou seja a caixinha?

    ResponderExcluir
  6. eu posso congelar o chantilly batido com leite condensado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não,tem que ser puro,depois você pode acrescentar o leite p hidratar.

      Excluir
  7. O que fazer quando o chantininho desanda e fica mole?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Geralmente quando batemos demais o chantilly ele perde o ponto, podendo ficar muito duro, isto para chantilly do tipo de caixinhas, se for este o caso, basta acrescentar leite bem gelado, e ir batendo até voltar a consistência desejada. Não sei ao certo do tipo de chantilly que esta mencionando, se for o chantilly feito com creme de leite fresco, este se você bater muito ele desanda virando literalmente manteiga, este não há como recuperar. Espero ter ajudado! Bjs.

      Excluir
  8. Posso congelar o chantilly pela segunda vez?

    ResponderExcluir
  9. ADOREI A DICA! IA JOGAR FORA O RESTANTE!

    ResponderExcluir
  10. O chantilly pode congelar sem bater ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de aberto embalagem não,sem bater embalagem aberta so dura de 2 a 4 dias.Pode congelar ja batido,mais ele puro

      Excluir
  11. Posso guardar o chantilly já batido na geladeira sem ser no freezer? Por qnt tmp? Gosto de colocar no café

    ResponderExcluir
  12. Porque o chantilly mancha de um dia para o outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Tudo bem? Geralmente o chantilly colorido mancha sobre o bolo ou qualquer tipo de doce quando o armazenamos na geladeira, isso devido a umidade dela. O recomendado para que isto não ocorra seria levar o doce decorado com chantilly colorido em uma embalagem fechada. Espero que ajude! Bjs.

      Excluir
  13. Meu chantilly hulala está aberto a 11 dias na geladeira, faz mal eu usar ele assim? Fiz um bolo pra casa e estou querendo usar ele pra decorar porém tô com medo de dar infecção intestinal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? O chantilly aberto costuma durar até 15 dias na geladeira, porém para isso ele deve ser armazenado de forma correta. Ele deve ser bem fechado, de preferência coloque um papel alumínio no bocal aberto da embalagem para vedar, o embale em papel filme e embrulhe a embalagem muito bem, e o armazene no fundo da geladeira. Espero que ajude. Bjs.

      Excluir
  14. O chantilly congelado, depois de desngelago posso acrescenta leite ninho?

    ResponderExcluir
  15. Olá. Pode sim. Basta retirar o chantilly do freezer, colocar direto à geladeira até o descongelamento completo, depois acrescente o leite em pó.

    ResponderExcluir
  16. Guardei meu chantilly na geladeira ele fechado, posso volta ele para temperatura ambiente?

    ResponderExcluir

Postar um comentário